Câncer de Boca – Sintomas, Causas e Tratamento


Saiba mais sobre o Câncer de Boca – Veja quais são os principais sintomas, as causas e as formas de tratamento.

O Câncer de Boca não é um dos tipos mais comuns da doença, mesmo assim, é muito importante conhecer as suas causas e sintomas para que a doença não seja confundida com outros problemas bucais. Além da cavidade oral, esse problema pode se manifestar em parte da garganta, inclusive, nas amígdalas. Já quando aparece na boca, pode acometer os lábios, língua, gengiva, glândulas salivares, céu da boca, bochechas e a região embaixo da língua, chamado de assoalho. Quando surge na língua, o mais comum é que afete as suas bordas. Além disso, o câncer no lábio é mais frequente em indivíduos brancos, sendo que o lábio inferior é o mais acometido.

A prevenção é o melhor caminho para evitar o Câncer de Boca:

• Não fume;
• Evite ou reduza o consumo de álcool;
• Use filtro solar para os lábios;
• Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
• Faça exames de rotina.

Sintomas do Câncer de Boca

O mais comum entre os sintomas do Câncer de Boca são as feridas na cavidade bucal ou nos lábios, sendo que elas não cicatrizam. Além disso, outros sinais do problema são o aparecimento de inchaços, caroços, dormência e sangramentos sem explicação que aparecem onde o tumor se desenvolve.

Outros sintomas são as manchas de coloração avermelhada ou esbranquiçada no interior dos lábios ou da boca. Quando o câncer de boca está na garganta, pode haver dor prolongada no local. Se já estiver avançado, o tumor vai causar ainda mau hálito, perda de peso e até mesmo dificuldade em falar e engolir, bem como o aparecimento de um caroço no pescoço.

Os exames de rotina feitos por um profissional de saúde podem diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que são fumantes e bebem devem estar mais atentas aos sintomas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Causas do Câncer de Boca

Existem diferentes fatores de risco para o câncer de boca, sendo que o abuso do álcool e o tabagismo são os principais. Outros fatores de risco incluem a higiene bucal inadequada e uma alimentação com ausência de minerais e vitaminas, inclusive, a vitamina C. Outra situação que pode levar a essa doença é a exposição em demasia aos raios solares sem a devida proteção (Veja também: Causas do Câncer de Pele).

Causas do Câncer de Boca

Tratamento para Câncer de Boca

O melhor tratamento para o também chamado câncer oral ou bucal varia de acordo com o lugar em que o tumor se desenvolve. Outros fatores que interferem na escolha do tratamento são o tamanho do câncer e a situação dos linfonodos cervicais (caroços). Desse modo, o especialista pode escolher entre o procedimento cirúrgico, a radioterapia ou a combinação de ambos.

Quando se optar pela cirurgia, é preciso remover todo o tumor e mais um pouco de tecido saudável ao seu redor. Essa opção costuma ser a mais escolhida, desde que o paciente não esteja em situações que o impeçam de realizar o procedimento, como idade avançada ou outros problemas de saúde.

Fique à vontade caso queira relatar histórias de amigos ou familiares que já sofreram com o Câncer de Boca, para isso basta deixar um comentário logo abaixo. Estamos juntos nessa. Vamos vencer essa doença!