Entenda como funciona o CAR-T, o novo tratamento contra o câncer!


Pesquisa da USP-Fapesp criou método 100% brasileiro para aplicar técnica norte-americana CART-Cell, ainda não tem data para ser disponibilizada na rede pública de saúde.

O novo tratamento que levou à remissão de um linfoma em fase terminal no mineiro Vamberto Luiz de Castro deverá ser aplicado em mais quatro pacientes até julho de 2020, afirma um dos pesquisadores do grupo responsável pela criação de técnica de terapia genética pioneira no Brasil.

antes e depois tratamento cart contra o câncer

“Minha expectativa é que até o primeiro semestre de 2020 vamos ter realizado pelo menos mais 4 tratamentos compassivos”, disse ao G1 o hematologista Eduardo M. Rego, que é pesquisador do Centro de Terapia Celular (CTC-Fapesp-USP), entidade que concentrou as pesquisas.

Eduardo Rego, que também é professor da Faculdade de Medicina da USP e coordena o setor de hematologia do grupo de Oncologia da rede D’OR, explica que os próximos passos para esta descoberta incluem ainda a realização de um estudo clínico, que deve durar dois anos e ter um grupo maior de pacientes – ele não define prazos, nem o número de paciente que serão atendidos.

LEIA TAMBÉM: SERÁ QUE A CURA DO CÂNCER ESTÁ MAIS PRÓXIMA?

Como funciona o novo tratamento para o câcncer, o CAR-T?

A estratégia da CART-Cell consiste em habilitar células de defesa do corpo (linfócitos T) com receptores capazes de reconhecer o tumor. O ataque é contínuo e específico e, na maioria das vezes, basta uma única dose. Veja a imagem explicativa abaixo.

Cart Cell tratamento contra o câncer

Vamos torcer para que este tratamento esteja disponível o mais rápido possível, e que outras pessoas também tenha este benefício!

Grande abraço a todos!

LEIA TAMBÉM: TIPOS DE TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

Fonte da notícia: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/10/18/tecnica-pioneira-contra-cancer-vai-estar-no-sus-saiba-como-4-novos-pacientes-serao-decisivos-no-estudo.ghtml