Obesidade x Câncer – 40% dos registros de Câncer nos EUA estão relacionados a obesidade


Obesidade x Câncer! Mais de 630.000 casos de câncer nos EUA estão associados ao excesso de peso.

Cerca de 40% dos casos de câncer detectados nos EUA em 2014 – mais de 630.000 no total – estão associados ao excesso de peso. Esta informação foi passada por especialistas nesta terça-feira (03.10), pedindo que as ações preventivas contra o câncer e a obesidade sejam intensificadas.

Em um país em que 71% dos adultos têm sobrepeso ou obesidade, as conclusões dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) “são motivo de muita preocupação”, disse a diretora da agência, Brenda Fitzgerald.

“A maioria dos adultos americanos pesa mais do que o recomendado, e ter sobrepeso põe as pessoas em alto risco de sofrer de diferentes tipos de câncer”, disse em um comunicado.

“Atingindo um peso saudável e mantendo-o, todos podemos ter um papel na prevenção do câncer”, acrescentou.

Está comprovado que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver 13 tipos de tumores, incluindo o câncer de esôfago, de tireoide, de mama pós-menopausa, de vesícula, estômago, fígado, pâncreas, rim, ovários, útero, cólon e reto.

A taxa de tumores associados à obesidade está aumentando rapidamente, em contraste com a taxa total de casos de câncer, que diminuiu desde os anos 90.

O câncer colorretal foi o único câncer associado ao peso que diminuiu entre 2005 e 2014, com uma queda de 23%, em grande parte graças à melhora do diagnóstico, segundo o relatório.

O resto de casos de câncer associados ao peso aumentaram cerca de 7% na última década.

Aproximadamente dois terços dos 630.000 casos de 2014 associados ao peso ocorreram em pessoas de 50 a 74 anos, sendo que as mulheres continuam sendo as mais afetadas, com 55% dos tumores diagnosticados associados ao peso, em comparação com 24% nos homens.

Segundo os últimos dados dos CDC, 32,8% dos americanos têm sobrepeso e 37,9% são obesos. Uma pessoa é considerada acima do peso quando seu índice de massa corporal (IMC, o resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado) é entre 25 e 29,9, e obesa quando o IMC é 30 ou mais.

Vamos cuidar da nossa saúde!

Veja outros artigos sobre tratamento e prevenção ao câncer!