Os tipos de cirurgia para o tratamento do câncer de mama


Evolução nos procedimentos cirúrgicos evitam mutilação no corpo da mulher e garantem autoestima mesmo após o procedimento.

O Câncer de mama é o tumor maligno que se forma nas células das mamas, sendo o que mais afeta mulheres, não só no Brasil como em todo o mundo, de acordo com informações do INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Para saber mais sobre o Câncer de Mama, acesse: CÂNCER DE MAMA – SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTO

Os tipos de cirurgias realizadas no tratamento do câncer de mama evoluíram significativamente nos últimos anos.

Hoje, para escolher o tipo de cirurgia que será realizada, são analisadas várias variáveis como o tamanho do tumor na mama, tamanho das mamas, presença de ptose ou não, radioterapia anterior ou não nas mamas e presença ou não de invasão da pele.

Confira abaixo os tipos de cirurgia disponíveis:

Tipos de cirurgia para o tratamento do câncer de mama

Quadrantectomia: cirurgia em que o cirurgião retira o segmento da mama comprometido pelo tumor, associando ou não retalhos glandulares mamários para reconstrução.

Quadrantectomia com retalho cutâneo: nessa cirurgia o cirurgião resseca o segmento, geralmente com pele, e reconstrói a mama com um retalho cutâneo regional.

Quadrantectomia com Lipoenxertia: é realizado a segmentectomia e o cirurgião preenche o “defeito” com gordura lipoaspirada após a quadrantectomia.

Mastectomia com Expansor: nessa técnica o mastologista retira completamente a mama e devido à falta de pele para cobrir uma prótese ele coloca um expansor atrás do músculo peitoral para expandir gradualmente a pele. Os expansores podem ser definitivos ou temporários. Particularmente prefiro os temporários que posteriormente serão trocados por uma prótese.

Mastectomia com reconstrução com prótese: nessa situação é realizada a mastectomia e a paciente apresenta pele suficiente , então é realizada a colocação da prótese imediatamente, atrás do músculo peitoral.

Mastectomia com reconstrução com retalho miocutâneo: essa cirurgia a reconstrução da mama é realizada com retalho de pele e músculo (geralmente retalho do músculo grande dorsal ou retalho do músculo reto abdominal). Nos retalhos do grande dorsal pode associar uma prótese ou Lipoenxertia. Quando se utiliza o reto abdominal sem a necessidade de inclusão de prótese.

Mastectomia com ADM: realiza-se a mastectomia e reconstrução completa pré peitoral (em cima do músculo peitoral maior) com prótese envolta por uma matriz dérmica acelular. Desvantagem desse método é o seu custo. Porém, apresenta inúmeras vantagens (tempo cirúrgico menor, menos dor pós-operatória, não utiliza o músculo peitoral maior, excelente resultado estético).

LEIA TAMBÉM: TIPOS DE CÂNCER MAIS COMUNS EM MULHERES

Referências:

  1. Especialista explica diferentes tipos de cirurgia para o tratamento do câncer de mama. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncocenter/noticia/2021/01/12/especialista-explica-diferentes-tipos-de-cirurgia-para-o-tratamento-do-cancer-de-mama.ghtml