Prevenção ao Câncer – Vamos salvar vidas?


A prevenção ao Câncer salva vidas! Compartilhe esta ideia.

Mesmo que os resultados de estudos feitos a respeito da origem dos cânceres, em muitos casos, não sejam totalmente claros para a medicina, sabe-se que muitos hábitos, atitudes e comportamentos podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Em vários tipos de câncer, alguns fatores de risco se repetem.

Entre eles, destacam-se o histórico familiar e a idade avançada, os quais não se podem mudar. Por outro lado, existem fatores de risco associados a hábitos que podem ser evitados. Da mesma forma, há ainda muitos cuidados que as pessoas podem ter para reduzir as suas chances de serem mais uma vítima dos tumores.

Hábitos importantes na prevenção

Uma alimentação saudável é um dos principais combatentes do câncer. Embora a má alimentação esteja associada mais estreitamente à doença que atinge o intestino e a próstata, ela pode ser a porta de entrada para diferentes problemas.

Isso porque um cardápio inadequado deixa o sistema imunológico debilitado, ou seja, as defesas do corpo se fragilizam. E consumir alimentos saudáveis e de forma equilibrada também é essencial para a manutenção do peso. Alguns suplementos alimentares também podem ser úteis no combate e prevenção ao câncer, mas o uso deles só deve ser feito sob orientação profissional.

A obesidade é um fator de risco de diferentes tipos de cânceres, já que ao estar com níveis de gordura elevados, o organismo possui maior dificuldade em funcionar de maneira adequada. Para evitar o ganho de peso, outro hábito importante é o de se exercitar com frequência.

As atividades físicas devem fazer parte da vida das pessoas mesmo quando estão com o seu peso ideal. Isso porque exercitar-se colabora, mais uma vez, com a saúde do corpo, tornando-o mais resistente. Outro hábito essencial para prevenir o câncer é proteger-se da exposição solar excessiva, inclusive, nos horários em que a radiação é maior.

A falta de proteção é o principal fator de risco para o câncer de pele, hoje em dia, muito frequente em homens e mulheres. No entanto, ele está associado também a outros tipos da doença. Assim, é imprescindível ter o hábito de usar protetor solar na pele sempre que necessário.

Hábitos a evitar contra o Câncer

Quanto aos hábitos que devem ser evitados, o tabagismo é o mais importante, já que o mesmo é um dos fatores de risco mais frequentes nos tipos de câncer. A questão é que o fumo conta com uma imensa quantia de substâncias nocivas no organismo, que o enfraquece. Assim, deixando-o mais suscetível a diferentes doenças.

Por conta disso, é a principal causa do câncer de pulmão, podendo ainda dar origem ao câncer na boca e em demais regiões do corpo. O álcool em excesso é mais um inimigo da saúde e um aliado do câncer. As bebidas alcoólicas são ricas em radicais livres, os quais são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, facilitando o aparecimento de doenças.

Cuidados importantes na prevenção

Existem cuidados que também devem fazer parte da rotina das pessoas, que podem não evitar o câncer, mas ajudam no sucesso do seu tratamento. Na grande maioria dos casos, quando diagnosticada na fase inicial, as chances de cura da doença são altas. Mas para que isso seja possível é importante fazer visitas regulares aos médicos conforme indicado.

Para diagnosticar precocemente o câncer de mama, a mulher deve fazer os exames adequados a partir dos 40 anos. Já as visitas regulares ao ginecologista ajudam a diagnosticar o câncer de cólon de útero, que podem afetar as mulheres muito mais cedo. Já os homens devem a partir dos 40 anos consultar um urologista, para detectar risco de câncer de próstata.

Para diagnosticar precocemente o câncer de mama, a mulher deve fazer os exames adequados a partir dos 40 anos. Já as visitas regulares ao ginecologista ajudam a diagnosticar o câncer de cólon de útero, que podem afetar as mulheres muito mais cedo. Já os homens devem a partir dos 40 anos consultar um urologista, para detectar risco de câncer de próstata.

Já homens e mulheres a partir dos 50 anos possuem diversos exames que podem fazer com regularidade para diagnosticar alguns tipos de câncer de modo precoce. Como o câncer de intestino está em crescimento na população, um dos exames eficientes na sua detecção em fase inicial é a colonoscopia.

Hoje, infelizmente, sabemos que o nosso país não oferece o apoio necessário para toda população quando o assunto é saúde. Os hospitais públicos estão sempre cheios e as condições são péssimas. Mas para aqueles que possuem planos de saúde não existe desculpa! Faça os devidos exames de rotina anualmente e evite o pior.

Fique à vontade caso queira relatar histórias de amigos ou familiares que já passaram por algum tipo de tratamento contra o câncer, para isso basta deixar um comentário logo abaixo. Estamos juntos nessa. Vamos vencer o câncer!