Suplementação Oncológica – Saiba mais sobre os suplementos para pacientes com câncer


Saiba mais sobre os benefícios dos suplementos alimentares para pacientes com câncer.

Enfrentar o câncer por si só já um baita desafio psicológico, além disso, a parte física do paciente acaba ficando muito debilitada durante o tratamento da doença. Muitos pacientes durante o tratamento do câncer acabam perdendo muito peso, muito mesmo, pois certos tumores causam uma perda expressiva do apetite.

Há ainda os efeitos colaterais da quimioterapia que afetam temporariamente o paciente, dificultando sua alimentação principalmente nos dias seguintes. Entre os mais frequentes estão enjôos, vômitos, diarreia, mucosite e a própria inapetência.

Tudo isso contribui para a perda progressiva de peso ao longo do tratamento podendo levar o paciente a estados exagerados de desnutrição, que chamamos de caquexia. É aí que os suplementos alimentares oncológicos mostram sua importância, pois aumentam as calorias e proteínas ingeridas durante o dia sem que o paciente precise aumentar as proporções das refeições, veja baixo algumas opções de suplementos oncológicos:

– TROPHIC BASIC;
– Resource Protein;
– Nutren Active;
– Nutren 2.0;
– Impact;
– Novasource GC;
– Fresenius;
– Nutri Renal;
– MODULEN;
– Forticare;
– IMMAX;
– Fortifit Pro;
– FORTICARE;
– PROSURE;
– Cubitan;
– Nutridrink;
– Isosource;
– ENSURE PLUS.

Acima temos apenas o nome de alguns dos suplementos para pacientes com câncer mais utilizados e indicados, mas vale lembrar que o uso destes produtos deve ser recomendo pelos médicos que acompanham de perto o tratamento. Os suplementos alimentares convencionais como o whey protein e hipercalóricos também são boas opções. Vale lembrar também que a suplementação alimentar nunca irá superar uma verdadeira e boa alimentação rica e diária. Para isso, abaixo também vamos listar algumas outras dicas de alimentação:

LEIA TAMBÉM: Imunoterapia é o grande destaque no tratamento do câncer

– Misture o leite em pó dissolvendo-o em leite comum em vez de água; isso o tornará mais rico e nutritivo. Use o leite “reforçado” para cozinhar e preparar milk-shakes, achocolatados e mingaus;
– Faça mingaus ou vitaminas enriquecidos com farinha Láctea, Neston, Sustagem, aveia e outros cereais;
– Misture aveia, granola ou musli ao leite e adicione passas, nozes e mel;
– Coma frutas carameladas (banana, abacaxi, maçã, pera) e as enriqueça, também, com creme de leite e chantili;
– Adicione sorvete em tortas, bolos e doces;
– Coma sorvetes com mais frequência, é gelado e desce mais fácil;
– Beba líquidos mais calóricos em vez de chás e café (exemplo: leite, milk-shakes, sucos, iogurtes);
– Faça uma salada usando vegetais bem coloridos. Misture ovos cozidos em rodelas, ricota ou outro queijo cortado em cubos. A salada ficará mais atrativa e saborosa;
– Coma mais massas. Macarrão sempre é uma boa opção, mas não exagere no tempero;
– Enriqueça batatas assadas com queijo e carne;
– Vitamina de banana, morango, mel e aveia com pedras de gelo são muito nutritivas e saborosas;
– Inclua feijão, lentilha, grão de bico e ervilha em sopas, saladas, arroz e tortas.

Essas são apenas algumas ideias de alimentação que podem ajudar o paciente a se nutrir melhor durante o tratamento da doença.

Espero que este artigo ajuda de alguma forma, mas de qualquer forma não custa deixar avisado: A orientação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica é clara: “Antes que os suplementos sejam prescritos e administrados, deve ser feito todo o esforço para que os nutrientes necessários sejam obtidos por meio da alimentação”. Além disso, é preciso que as orientações e recomendações alimentares sejam passadas pelo seu médico, cada caso é um caso.

É isso meus amigos, estamos juntos nessa, vamos vencer essa doença!