Teste de gravidez positivo em homens pode ser sinal de câncer


Teste de gravidez positivo em homens pode acusar alguns tipos de câncer de testículo.

Parece mentira, mas os teste de gravidez de farmácia, daqueles feitos através da urina, podem dar positivo quando feitos por homens. Um exemplo disso aconteceu com o britânico Byron Geldard, de 19 anos, que fez o teste de urina por brincadeira e acabou descobrindo a causa das dores musculares e do desconforto abdominal que sentia.

Mas, como você deve imaginar, o resultado positivo não quer dizer que o homem está grávido. Segundo os médicos, o problema tende a ser mais sério e pode indicar a presença elevada de uma substância chamada Beta HCG, que no organismo feminino é produzido pela placenta e indicam a gravidez.

Nos homens, essa substância costuma ficar elevada e ser encontrada na urina devido a alguns tipos de câncer de testículo, que acabam estimulando o surgimento de células embrionárias.

Mas, conforme os especialistas, o teste de gravidez não é a única, nem a melhor maneira de se diagnosticar câncer de testículo. A presença de nódulos na região são um grande indício de que algo está errado e devem ser analisados através de exames de imagem.

Para isso, no entanto, os médicos aconselham que todo homem faça o autoexame no banho, apalpando a região em busca de texturas e alterações nos testículos.

“É importante que o homem aprenda a apalpar o contorno do testículo, assim ele vai se acostumar com o que é formato normal e se aparecer um caroço perceberá logo e irá ao médico”, explicou o urologista Valter Javaroni, chefe do departamento de Medicina Sexual e Infertilidade da Sociedade Brasileira de Urologista do Rio de Janeiro.

Entretanto, a melhor forma de descobrir o câncer de testículo é por meio do exame de sangue. Urologistas explicam que, pode meio da análise do sangue é possível identificar concentrações alteradas, mesmo que minimamente, de beta HCG e alfafetoproteína, marcadores tumorais para o câncer de testículo.

Interessante, não? A gente espera que essa matéria sirva de alerta para os meninos e que chamem a atenção deles para a necessidade de estar sempre de olho na própria saúde.