Will Smith descobre câncer após exame de rotina


A prevenção salva vidas! O ator norte-americano Will Smith descobriu um pólipo pré-canceroso no intestino durante exames de rotina.

Foi durante um exame clínico rotineiro, que o ator Will Smith descobriu um pópilo pré-canceroso (formações parecidas com verrugas na parede do intestino, que podem se tornar tumores malignos ao longo do tempo), isso só mostra o tamanho da importância que os exames de rotina tem no combate e na cura do câncer.

O ator descobriu a doença após um exame clínico chamado colonoscopia, onde é possível detectar lesões de forma precoce no reto e intestino. Prevenindo a doença, o ator retirou o pópilo, evitando assim o crescimento do mesmo antes de gerar maiores problemas.

Além de prevenir o câncer, a colonoscopia é capaz de diagnosticar alterações na anatomia do intestino, inflamação da parede do intestino e diverticulose, presença de divertículos que são reentrâncias no intestino 

LEIA TAMBÉM: CÂNCER DE INTESTINO – SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTO

O ator fez um vídeo ao vivo em seu Instagram, mostrando momentos antes do exame, onde era possível ver todos os preparativos. Depois da consulta, que seria somente de rotina e se tornou em uma grande prevenção, o astro entrou em desespero e fez um desabafo em prol da saúde de todos.

Quando fazer a colonoscopia?

A colonoscopia é indicada para todos acima dos 45 anos. Pessoas que tenham histórico familiar de câncer no intestino devem fazer depois dos 40 anos. O exame também é recomendado para pacientes que apresentem sintomas como dor abdominal, emagrecimento constante, cólica ou presença de tenesmo (sensação de peso no reto).

A realidade na prevenção do câncer no Brasil

Infelizmente, nós brasileiros, em sua grande maioria, sofremos com a precariedade da saúde pública. Mais de 60% dos casos de câncer descobertos na saúde pública, já são diagnosticados em estágio avançado, devido a grande demora na realização dos exames, o que dificulta muito o sucesso no tratamento.

Seria lindo se tivéssemos um governo que olhasse mais para educação e saúde do nosso povo, pois só assim conseguiremos vencer essa batalha.

Desejamos força e saúde para o ator e a todos os brasileiros que estão passando por este problema.

LEIA TAMBÉM: TIPOS DE CÂNCER MAIS COMUNS EM HOMENS